top of page
  • Foto do escritorFinis Terrae Viagens

Prudentópolis - a terra das cachoeiras gigantes e da cultura ucraniana



Um acidente geográfico propiciou a existência de diversas cachoeiras gigantes, na terra que os imigrantes da Ucrânia escolheram para viver no Brasil.


Em Prudentópolis, o degrau entre o segundo e o terceiro planalto paranaense é o responsável por cachoeiras como o Salto São Francisco, uma das mais altas cachoeiras do sul do Brasil, com 196 metros de altura, justificando a alcunha de Terra das Cachoeiras Gigantes.


Esta tembém é a terra que os imigrantes oriundos da Ucrânia escolheram para viver. Prudentópolis recebeu um grande número de imigrantes de diversas nacionalidades como portugueses, franceses, alemães, italianos e poloneses. Mas foi a imigração ucraniana que predominou. No ano de 1896 foram atraídas para a região 1.500 famílias ucranianas, totalizando oito mil imigrantes. Seus descendentes representam cerca de 75% da população atual do município e essa imigração deixou marcas fortes nos costumes, na arquitetura, na arte, na gastronomia, na religiosidade e no dia-a-dia da comunidade.


A numerosa comunidade ucraniana de Prudentópolis vem mantendo vivas suas tradições. Os descendentes dos imigrantes conservam suas danças, artesanato, música, culinária e ritos religiosos. Há mais de 50 anos o grupo Folclórico Vesselka tem a capacidade de nos transportar para os antigos costumes ucranianos. Uma vez ao ano acontece a Noite Ucraniana, festa onde se podem contemplar as belezas das danças ucranianas e saborear um delicioso jantar típico. Com o intuito de resgatar e preservar a memória e história do imigrante ucraniano, o Museu do Milênio foi inaugurado em 1989, com a exposição temporária “Os ucranianos em Prudentópolis”, mostrando a arte sacra, artesanato, folclore, educação e instituições. O visitante encontrará em seu acervo, objetos de uso tradicional, artesanato típico, documentos, fotografias e livros relacionados ao povo ucraniano.


Visitar Prudentópolis representa essa oportunidade única de reunir natureza e cultura numa única viagem. São diversos saltos como o Salto São João, inserido em uma reserva municipal ou as cachoeiras São Sebastião e Mlot, além de imensas, estão dispostas uma de frente para a outra e os mais aventureiros podem descer por uma trilha íngrime até o ponto onde as duas cachoeiras encontram o fundo do cânion por onde seguem, unidas, o seu percurso. Ou a cachoeira Perehousky, que propicia locais de banho para o viajante se refrescar durante sua visita.


A cultura ucreniana é destaque em Prudentópolis, onde teremos a oportunidade de conhecer um pouco sobre as sucessivas ondas de imigração que formaram a grande maioria da população local e nos legaram um conjunto de igrejas de arquitetura bizantina, carcterísticas da herança cultural e religiosa ucraniana. Também teremos a oportunidade de testemunhar a escrita das pêssankas: a arte de desenhar sobre cascas de ovos é considerada uma escrita porque cada grafismo tem o seu significado, trazendo mensagens de bem. As pessoas passaram a fazer as pêssankas para presentear parentes e amigos na Páscoa e também em outras datas comemorativas, como símbolo de respeito e de desejo de boas energias. A palavra pêssanka é um termo derivado do verbo ucraniano 'pessaty', que significa escrever. Os traços nos ovos, que podem ser de qualquer ave, são feitos com cera de abelha derretida e a pintura é feita por etapas. A gema e a clara são retiradas delicadamente por meio de uma seringa. Música com um grupo de Bandura, um violão de 56 cordas, e dança típicas também poderão ser apreciados em Prudentópolis, completando o mergulho nessa cultura peculiar.


Como não poderia fatar o complemento gastronômico, teremos a oportunidade de degustar uma ceia típica ucraniana com varenikys (massa recheada), a sopa borscht feita de beterrabas com cor e sabor incríveis e outros pratos típicos.


A viagem a Prudentópolis será precedida por um dia meio de passeios em Curitiba onde termos oportunidade de visitar alguns dos lindos parques locais e de fazer um passeio de bicicleta pelo centro da cidade, com guias especializados e toda a segurança, para apreciar a cena da arte urbana do graffiti, capítulo especial da arte curitibana.



Para saber mais, visite a página do Revéilon em Prudentópolis aqui




86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page