top of page
  • Foto do escritorFinis Terrae Viagens

Pomerode e Vale Europeu

Atualizado: 18 de fev. de 2022

História, cultura e natureza numa viagem deliciosa

O Vale Europeu é um pedacinho da Europa no Brasil. Localizado no vale do Itajaí, em Santa Catarina, atrai aqueles que estão em busca de belas paisagens, gastronomia de primeira e cidades com arquitetura que lembram o Velho Continente. Colonizada por imigrantes alemães e italianos, além de portugueses, poloneses e austríacos, essa região ainda preserva tradições e culturas dos seus colonizadores, que tornam os passeios ainda mais interessantes.


O nome Pomerode está ligado à origem de seus fundadores, imigrantes vindos da Pomerânia (Pommern), região ao norte da Alemanha. Os que chegavam tiravam seu sustento da agricultura e, por isso, tinham que roçar os terrenos e organizar as lavouras para se alimentar do que plantavam. Em terras germânicas, quando uma área era cortada para fundar um povoado, o local recebia o sufixo "-roda" (do verbo "roden", que significa roçar, limpar a vegetação). Assim surgiu Pomerode, originalmente como "Pommeroda" - o mesmo que "Roçado dos Pomeranos". A cidade encanta turistas e moradores o ano inteiro. Casas em enxaimel, ruas limpas, presença marcante de área verde, cultura alemã em cada detalhe. Por isso, Pomerode é considerada a cidade mais alemã do Brasil. Teremos a oportunidade de dar um breve, mas interessante mergulho nos aspectos culturais, no patrimônio histórico, na gastronomia e no artesanato local.


Em Pomerode, vamos percorrer em carro aberto a Rota do Enxaimel, onde encontramos a maior concentração fora da Alemanha de casas construídas com esta técnica trazida pelos imigrantes alemães. São cerca de 50 casas ao longo de 16 km, em um percurso tombado como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em dezembro de 2021, a Rota do Enxaimel foi selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores vilas turísticas do mundo. O roteiro recebeu o selo internacional Best Tourism Villages, que reconhece zonas rurais onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tradições e o meio ambiente.


Além do patrimônio cultural e da herança dos imigrantes, o Vale Europeu é recheado de encantos rurais e naturais. Neste roteiro, vamos conhecer as paisagens do interior catarinense, saborear uma culinária deliciosa e curtir intensamente a natureza surpreendente do Vale Europeu. A região apresenta cachoeiras, rios, montanhas, grutas, parques e jardins, onde as atividades de ecoturismo e aventura acontecem emolduradas pela Mata Atlântica.


Teremos um dia dedicado aos encantos do vale do rio dos Cedros, com passeios por trilha de dificuldade baixa até uma queda d'água denominada de Cachoeira do Paraíso, que faz jus a este nome. O viajante também poderá desfrutar de uma tarde remando sobre uma prancha de stand-up paddle, praticando um rapel ou simplesmente relaxando e aproveitando a vista deslumbrante da represa e da montanha enquanto degusta um amoço executado por uma chef de cozinha especializada na comida local.


O roteiro inclui um dia dedicado às cachoeiras. Vamos visitar uma sequência delas, desde apreciar a Cachoeira do Zinco, com mais de 60 metros de altura, a partir de um mirante, até visitar a gruta convertida em uma capela dedicada à Nossa Senhora de Fátima por cuja entrada corre uma cascata que dá o tom que sacramenta aquele santuário. É claro que vamos ter tempo para nos refrescarmos em lagumas cachoeiras e para apreciarmos um almoço especial alemão no sítio Recanto da Oma.


Uma viagem à cultura e à natureza de um Brasil surpreendente!





9 visualizações0 comentário
bottom of page