top of page
  • Finis Terrae Viagens

Parques perfeitos

Atualizado: 14 de mai. de 2021

Parques Nacionais são o melhor lugar para você se conectar com a natureza e curtir a experiência ao ar livre.

Visitar um Parque Nacional é uma experiência sem igual. Aproximar-se da natureza selvagem é uma grande oportunidade para nos desligarmos da rotina e do cotidiano das cidades, para mergulharmos de cabeça em paisagens naturais conservadas para se perpetuarem.

Em todas as minhas viagens pessoais eu sempre incluo um Parque no roteiro.

Em todas as minhas viagens pessoais eu sempre incluo um Parque no roteiro. No Brasil, temos 73 Parques Nacionais, ao menos 26 abertos visitação. Se incluirmos todos os Parques Estaduais e Municipais, somam 455 unidades de conservação de proteção integral. Muitos estão localizados em locais inacessíveis na Amazônia, o que não diminui a sua importância como área protegida, mas também temos Parques maravilhosos localizados a umas poucas horas de viagem das principais capitais brasileiras. Alguns ficam mesmo nas áreas urbanas, como o Parque Nacional da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro ou o Parque Nacional da Serra dos Órgãos que tem sua portaria principal na cidade de Teresópolis (RJ). Na cidade de São Paulo, o Parque Estadual da Cantareira faz o limite norte do município e seus núcleos são acessíveis por aquela região da cidade.


A sua visita a um Parque pode se estender desde poucas horas até vários dias, dependendo da atividade escolhida e da infraestrutura oferecida pelo Parque para atividades de visitação. Vale passar algumas horas apreciando a paisagem natural, percorrendo as trilhas e caminhos ou tomando um banho de cachoeira, mas também pode ser um trekking de travessia com vários pernoites, acampando ao longo do trajeto, hospedando-se em abrigos especialmente construídos para essa finalidade ou em casas de moradores que recebem os praticantes das caminhadas durante o trajeto, como acontece na travessia do Vale do Pati, no Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA).


Trekking de travessia

Um trekking de travessia implica um planejamento adequado e alguma experiência neste tipo de atividade. Fazer uma travessia em um Parque Nacional significa arrumar tudo o que você vai precisar por vários dias em uma mochila, incluindo alimentação, vestuário adequado, barraca, saco de dormir, fogareiro, enfim tudo que será necessário para que a atividade seja segura e interessante. Lembre-se que a mochila vai às suas costas o dia inteiro. Então, se estiver muito pesada vai comprometer a qualidade de sua atividade e o que seria um passeio bacana pode virar um martírio.


Por outro lado, durante um trekking de travessia o visitante tem a oportunidade única de mergulhar na experiência de um ambiente natural conservado. Passar o dia caminhando ao ar livre e acampar sob as estrelas é uma experiência sem igual. Você se sente parte daquele ambiente, convive com a mata, a floresta, o campo e as águas. Caminhar sob o sol, o vento ou mesmo a chuva em um ambiente natural são experiências muito diferentes das ruas de uma cidade. As travessias se tornam muito mais que uma mera caminhada, são uma porta aberta para o convívio intenso com a natureza.


Por tudo isso, o Parque perfeito é aquele que propicia a maior diversidade de experiências no ambiente natural, desde a curta visita de um par de horas, até a longa experiência de um par de semanas ou mais, dependendo do seu tempo disponível e da atividade escolhida.


Por isso as viagens da Finis Terrae sempre incluem a visita a um Parque. Não organizamos travessias que são mais indicadas para grupos de praticantes ou clubes de montanhismo onde a prática dessas atividades é corrente, mas você sempre vai ter a oportunidade de sentir o chamado da natureza.


A foto no início deste post serve para ilustrar essa convivência, onde você passa a fazer parte da paisagem, daquele ambiente intocado, e passa a entender e valorizar as áreas protegidas.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page