• Milton Dines

Carretera Austral - a rota dos glaciares

Atualizado: 9 de Mai de 2019

Uma estrada nos confins do continente sul-americano percorre uma terra de contrastes. A Carretera Austral desbrava um território isolado e impactante, marcado por montanhas e geleiras - os glaciares - cruzando rios, lagos e fiordes, passando por pequenas e pitorescas cidades do sul do Chile. Na caleta Tortel não existem ruas, apenas passarelas de madeira exclusivas para pedestres, debruçadas sobre as águas do fiorde.


No verão, os topos das montanhas permanecem cobertos de neve e gelo, lembrando-nos que estamos ao sul da Cordilheira dos Andes. O vento marca a paisagem e determina um clima rebelde. O dia pode ser ensolarado, chuvoso, frio e morno, quase tudo ao mesmo tempo.


A Carretera Austral tem 1400 quilômetros e vamos percorrer a metade sul desta estrada pela Província de Aysén, desde a cidade de Coyhaique até o seu final, no lago O’Higgins. O caminho percorre uma das paisagens menos conhecidas do continente, uma terra de pioneiros, marcada pela colonização recente e pela presença marcante da natureza. Você vai ter a oportunidade de conviver com o clima inclemente da face oeste da cordilheira numa manhã e chegar ao ensolarado lago General Carrera ao final do dia. Vamos conhecer as geleiras do Campo de Gelo Norte - um dos maiores do planeta fora das regiões árticas - navegar ou remar pelo lago General Carrera para contemplarmos as Catedrais de Mármore, encantarmo-nos com Caleta Tortel, uma vila de pescadores que não tem ruas, apenas passarelas de cipreste para os pedestres, debruçada num fiorde quase inacessível. Uma expedição de barco nos deixará deslumbrados com o Glaciar O’Higgins.



Caleta Tortel


Na baixa estação, esse roteiro nos brinda com o programa gastronômico do Mallin Colorado Ecolodge, onde, entre aventuras diárias, a nossa anfitriã e proprietária deste aconchegante lugar nos guiará por uma aventura de sabores patagônicos, à beira do radiante lago formado pelas geleiras que o rodeiam.


Nossas hospedagens serão sempre em um local especialmente desenhado para essa finalidade, onde conforto e cordialidade embalam as noites na Patagônia Chilena.


No extremo sul de nossa viagem vamos navegar até a maior geleira do Campo de Gelo Norte: o Glaciar O'Higgins chega a 80 metros de altura e 3 km de extensão. Mas apesar do tamanho e do volume a geleira também está sofrendo os efeitos do aquecimento global e perdeu enorme volume de gelo na última década.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

  Assine nossa newsletter  

  • Facebook
  • Instagram

© 2018-2021 Finis Terrae Viagens e Turismo Ltda