Expedições Katerre

 

Expedição ANAJAÚ – 9 dias (7 dias embarcado)

 

Saídas

01 / agosto

26/ agosto

16 / setembro

14  / outubro

03 / novembro

23 / novembro

12 / dezembro

Com um leque diversificado de atrações naturais e humanas, este roteiro oferece escalada em árvores gigantes (osap), mergulho com Botos Cor-de-Rosa, índios Tuiuka, sobrevôo de Parasail (osap) e navegação por ecossistemas de água negra e barrenta, do Rio Solimões até o Parque Nacional de Anavilhanas, passando por todo o arquipélago de Anavilhanas, no Rio Negro.

 

Em seu ponto mais distante, conheceremos o rio Jaú, onde está o Parque Nacional do Jaú, segundo maior parque nacional brasileiro e a maior área florestal tropical contínua do mundo, segundo o ICMBio. Pela logística relativamente complicada de acesso, suas trilhas, cachoeiras e igarapés são turisticamente muito pouco explorados. Macacos, preguiças, botos, pacas e aves podem ser observados em pernoites na selva, ou do rio, próximo à hora do por-do-sol. Na estação da seca, as ariranhas são o destaque.

 

Comunidades ribeirinhas, com genuínas manifestações culturais nortistas, dão o toque humano a uma região onde a natureza ainda comanda o espetáculo. O sistema aquático do Parque e composto por 3 grandes rios (Unini ao norte, Carabinani ao sul e Jaú ao centro) e uma infinidade de pequenos igarapés de águas negras. O nível de água destes rios apresenta uma grande variação durante o ano.

As matas encontradas nas margens dos rios são chamadas de Matas de Igapó, e são submetidas a períodos de 6 a 8 meses de inundação durante o ano. As matas não alagadas são conhecidas como Floresta de Terra Firme. Esta é a típica floresta tropical úmida, com árvores que chegam a mais de 35 m de altura, como a Samaúma. Sua diversidade chega a 200 espécies por ha.

 

Particularidades da Região: O baixo Rio Negro é numa região abençoada pela natureza e protegida pelo ICMBio, comportando um mosaico de áreas protegidas que inclui Parques Nacionais, Estaduais, Reservas Extrativistas e Reservas de Desenvolvimento Sustentável. Diferentemente de outras regiões da Amazônia, o Rio Negro quase não tem mosquitos, devido ao inseticida natural presente em suas águas. Além disso, é a região mais selvagem e preservada da Amazônia.

 

  Dia-a-dia                                         

 

1º dia: Origem/ Manaus

Para poder embarcar na manhã seguinte, será preciso chegar em Manaus ao menos um dia antes da partida do barco. Aproveite para conhecer algumas atrações da antiga Capital da Borracha.

 

2º dia: Manaus / Rio Negro / Rio Solimões

· Embarque as 9 horas (9 AM) no Píer do Hotel Tropical, em Manaus. · Sabatina amazônica: rápida explicação da fauna, flora, bacias hídricas, costumes regionais, estudo de mapas para traçado do roteiro, distribuição da Cartilha do EcoTurismo em Anavilhanas e dos mapas personalizados em formato pdf. · Chegada ao Lago Janauary, um rico ecossistema amazônico repleto de aves, répteis, plantas exóticas e árvores gigantes, banhado pelas águas do Rio Solimões, abundante em vida e nutrientes orgânicos. · Atracagem para passeio de canoa pela região. · Provável visualização de Botos Tucuxi (Sotalia Fluviatilis), Cor-de-Rosa (Inia Geoffrensis) e das aves de época: Maguari (Ardea Cocoi), Garças (Casmerodius Albus), Arara-Canindé (Ara Ararauna), Papagaioda-Várzea (Amazona Festiva), Socós (Tigrisoma Lineatum), Japiins (Cacicus Cela), Japó (Psarocolius Decumanus). Arirambas(Galbulidae), Vitória Régia (Victoria Amazonica). · No retorno, seguimos a navegação pelo até o Rio Solimões. · Almoço a bordo. · Chegamos ao Encontro das Águas, onde Rio Negro e Rio Solimões correm lado a lado por mais de 9 km. · Seguimos a navegação em direção ao Arquipélago de Anavilhanas, Rio Negro acima. · Jantar a bordo, navegação noturna.

 

3º dia: Rio Negro / Rio Ariaú / Acajatuba

· O dia amanhece no Rio Negro, onde reside um assentamento de índios oriundos do Alto Rio Negro. · Após o café da manhã a bordo, descemos para a aldeia onde assistimos a uma apresentação rústica de seus costumes tradicionais. Dança, um pouco de história e artesanato. Após a apresentação, intercâmbio em língua nativa Tuiuka e Tukano. · Almoço a bordo. · Seguimos navegação até o Rio Ariaú, um belo curso de águas pretas, com vegetação característica e atrações peculiares como árvores gigantes, com o opcional de realizar a Escalada de Árvore. Grande incidência de fauna. · Atividade de trilha aquática com Pescaria de piranhas e provável interação com macacos de cheiro. · Após o jantar, focagem de jacarés e outros animais noturnos. Vista aérea do encontro das águas Rio Ariaú interação com macacos de cheiro.

 

4º dia: Arquipélago de Anavilhanas

· O dia amanhece no coração do segundo maior Arquipélago fluvial do mundo. · Navegamos até o encontro com Botos Cor-de-Rosa em casa flutuante apropriada. · Em seguida vamos conhecer o Pirarucu, o maior peixe de escamas do mundo, também conhecido como o Leão da Amazônia. · Retorno à embarcação, almoço a bordo. · Navegação até a comunidade cabocla do Miriti, visita a casa de farinha, pomar de frutas regionais. · Trekking de 2hs em floresta primária para apreciação da fauna e flora de terra firme. · Imersão em lagoa central no meio da floresta (disponível na cheia) · Jantar a bordo, enquanto navegamos em direção às Grutas do Madadá.

 

5º dia: Anavilhanas / Madadá

· O dia amanhece no Madadá. · Café da manhã regional – frutas, geleias, tapioca, tucumã. · Trekking de 3hs (ida e volta) em floresta primária até as Grutas do Madadá. · No retorno, passeio por sítio caboclo, pomar com frutas de época, etc. · Mergulho com boias no Rio Negro. Almoço a bordo. · Retorno a embarcação, zarpamos com destino a Praia do Sono. · Jantar, se possível fogueira, histórias do folclore caboclo. Pernoite no Madadá ancorado na praia ou em bangalô de selva. Interação com Botos no Rio Negro - Lagos do Arquipélago de Anavilhanas - Salão nas grutas do Madadá - Cachoeira do rio Pauini

 

6º dia: Parque Nacional do Jaú · O dia amanhece na Praia do Sono. · No caminho para o parque Nacional do Jaú, parada para conhecer Airão Velho, comunidade ribeirinha Mirituba e petróglifos. · Zarpamos com destino a base do ICMBIO, na entrada do Parque. · Pequena caminhada para visitar a grande arvore da Amazônia, a Samaúma. · Navegando pelo Rio Jaú, rio de águas espelhadas, provável visualização de aves e mamíferos aquáticos. · Estação da Cheia: ancoragem e incursão de voadeira pelos Igarapés de terra firme do Parque, no intuito de encontrarmos Ariranhas (Pteronura Brasiliensis). Estação da Seca: Incursão pelo rio Pauini, explorando este grande afluente repleto de cachoeiras. · Retorno ao barco, navegação até a Comunidade do Aturiá, passeio noturno de canoa pelo rio, com focagem de jacarés e animais noturnos.

 

7º dia: Parque Nacional do Jaú

· Ancoragem na Comunidade do Aturiá – passeio pela comunidade, intercâmbio com os moradores, prática de costumes regionais, pomar com frutas de época, casa de farinha, etc. · Passeio em canoa de pescador para observação da fauna local, em especial o macaco Bicó. · No retorno, mergulho na cachoeira (estação seca) · Visita a arvore gigante (estação da cheia) · Almoço a bordo. · Inicio da navegação de retorno a base do ICMBIO, saída do parque. Ariranhas no igarapé do sobrado

 

8º dia: Novo Airão / Manaus

· Viagem de retorno Jaú - Novo Airão. · Interação com Botos Cor de Rosa. · City-tour por Novo Airão, artesanato, oficina de artesãos, e atrações da cidade. · Almoço de despedida no Restaurante Flutuante Flor do Luar. · Traslado Novo Airão - Manaus, previsão de chegada: 15h30 (3:30 PM).

9º dia: OPCIONAL - Manaus

· Aproveite a manhã para percorrer o centro de Manaus e suas atrações ou para um passeio (não incluído) até o Jardim Botânico e o Museu da Amazônia, onde será possível entender um pouco mais sobre tudo que você viu e viveu nos últimos dias. Respire fundo e suba na torre de 40 metros de altura que permite observar a floresta por cima do dossel das árvores. Em horário adequado, transfer (não incluído) ao aeroporto para o voo de retorno.

 

Características Gerais

O estilo regional de nossas embarcações é para dar aos nossos clientes a sensação de estar viajando em barcos de linha como fazem os nativos da região, porém com conforto, segurança e serviço de bordo. Barcos inteiros de madeira de lei, de 40 a 80 pés, com botes motorizados e canoas conforme a necessidade das excursões.

 

Embarcação Jacaré-Açu

 · Regional-premium de 3 andares, 64 pés. · Camarotes decorados, climatizados com penteadeira e banheiro privativo, colchões de mola, travesseiros de pluma.

 

Embarcação Jacaré-Tinga

 · Regional-luxo de 2 andares, 53 pés; · Camarotes climatizados com banheiro privativo, colchões de alta densidade e travesseiros de pena de ganso;

 

Itens de conforto presentes nas embarcações: 

· Energia 110/220V 24hs em todas as cabines;

 · Banco de Baterias 12V-110V, oferecendo energia limpa e livre de barulho quando parado.

 · GPS, Sonar, Radar, Rádio, Cartas Náuticas, telefone Iridium;

· kit de 1ºs-socorros, farmácia, equipe experiente e treinada; · Cozinha completa com forno, freezer, geladeira, utensílios;

· Equipamentos para pernoite na selva, potente lanterna para focagem de jacarés, rádio Walkie-talkie para trilhas;

· Binóculos para observação de pássaros;

· Sistema de som “i-pod-ready” na embarcação;

· Múltiplas áreas de lazer: Solarium, Sala de Estar, Bar, Observatorium e Decks de lazer. · Jogos de cartas, domino, dama, xadrez e gamão.

· Biblioteca temática com mapas e livros fotográficos.

· Bóias e acessórios para mergulho no rio e cachoeiras.

· Área de lazer com ducha, cadeiras, espreguiçadeiras, bebidas refrigeradas e churrasqueira;

· Varas de pesca, arco-e-flecha, zarabatana e zagaia;

· Vistoriado/legalizado e dedetizado.

· Equipamentos opcionais para escalada de árvores.

 

Tripulação Comandante, guia chefe-de-expedição, guia nativo, chef de cozinha, ajudantes, marinheiros e camareiras.

 

Alimentação: Regime pensão completa, incluindo: · 3 refeições diárias + tira-gostos · Sucos e água-mineral a vontade · Caipirinhas de frutas Todos alimentos são lavados e cozidos com água mineral. Opção de cardápios customizados: - Regional - Internacional - Vegetariano -  Tambaqui assado na brasa - Low fat.

 

Nossas tarifas incluem: · Guia bilíngue · Passeios e atrações de terceiros · Mapa fotográfico A3 com o roteiro da expedição, em Mp4 · Cartilhas, matérias e infográficos sobre a Amazônia, em PDF.

Obs: Solicitamos que o cliente traga pen drive para passagem dos arquivos, ou disponibilize endereço eletrônico para envio em anexo.

 

Para grupos com até 7 passageiros, a saída é realizada com a embarcação Jacaré-Tinga Com 8 ou mais passageiros, na embarcação Jacaré-Açu. Informe-se sobre a situação atualizada da saída em expedicoes@katerre.com. Acompanhado de uma tripulação profissional, você será capaz de vivenciar ricas experiências.

 

A empresa se resguarda de direito de proceder modificações do roteiro apresentado de acordo com o nível do rio, condições de navegação ou condições climáticas que possam interferir na atividade proposta.

Características exclusivas Katerre

· Roteiros exclusivos;

· Turismo sustentável: grupos seletos com até 16 viajantes.

· Conforto e segurança: colchões altos, travesseiros de pena de ganso, água mineral para escovar os dentes, refrigeração split, energia silenciosa (rede 12V) para contemplação da natureza sem muito ruído, tripulação treinada e especializada

· Tripulação Comandante, guia chefe-de-expedição, guia nativo, chef de cozinha, ajudantes, marinheiros e camareiras.

· Esta tarifa não inclui parte aérea.

ATENÇÃO: Os passeios poderão não acontecer na ordem descrita  e estão sujeitos a cancelamento em consequência de condições climáticas adversas ou motivos de força maior que possam comprometer a segurança do viajante. Em caso de cancelamento, não haverá devolução de valores, mas vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para lhe oferecer uma alternativa.

Os viajantes que seguem viagem desde o aeroporto de Congonhas, devem reservar seus voos para após as 18h30. Não nos responsabilizamos por atrasos ou cancelamentos de voos.

Valor: A partir de  R$ 12.600,00  (Doze mil e seiscentos reias) por pessoa - Parte terrestre. Hospedagem em apto. duplo (DBL).

OPCIONAIS - Passeios de livre escolha a serem agregados ao pacote mediante pagamento adicional. Consulte

=====================

CONSIDERAÇÕES GERAIS

- A partir de 2 viajantes para confirmação da saída, máximo de 16 viajantes;

- A viagem está sujeita à confirmação quanto à disponibilidade de vagas e disponibilidade de todos os serviços e poderá sofrer modificações e reajustes de valores;

- A programação acima poderá sofrer modificações devido às marés ou a fatores climáticos que possam interferir na segurança dos viajantes;

- Por ser um fenômeno natural, não há a garantia de observação das baleias ou botos;

- O valor citado acima está sujeito a alterações e disponibilidade no ato da reserva;

- Haverá alteração de preço no caso de opção por acomodação individual ou para 2 pessoas no quarto. Não haverá cobrança de adicional quando a acomodação individual for determinada pela hospedagem ou pela agência;

- Não serão aceitos menores desacompanhados;

- Não nos responsabilizamos por atrasos ou cancelamentos de voos, esta responsabilidade é das empresas aéreas.

 O QUE ESTÁ INCLUÍDO

 

- Expedição fluvial com 6 pernoites e todas as refeições - exceto bebidas alcoólicas

- Guia bilíngue

- Passeios e atrações de terceiros

- Mapa fotográfico A3 com o roteiro da expedição, em MP4.

-  Cartilhas, matérias e infográficos sobre a Amazônia, em PDF.

- Seguro Viagem;

 

 NÃO INCLUI

 

- Passagens aéreas;

- Traslados em Manaus

- Hospedagem em Manaus

- Despesas pessoais;

- Atividades e refeições não descritas no roteiro;

- Itens não mencionados no roteiro.

FORMAS DE PAGAMENTO

À vista com 3% de desconto

  • Transferência bancária ou Pix

  •  Boleto bancário

 

Parcelado

  • 40% no ato da reserva e saldo em até 3x sem juros no cartão de crédito.

Importante:

- Os cartões de crédito aceitos devem ser de pessoa física e emitidos no Brasil. A primeira parcela do cartão será debitada na data da sua próxima fatura.

- Cartões de crédito emitidos fora do país: o pagamento deverá ser feito à vista, em parcela única.

 

Veja aqui a política completa de condições de pagamento e aqui a política de cancelamento e reembolso.

Condições Gerais

A Finis Terrae Viagens atua como intermediária entre os passageiros e meios de hospedagem (hotéis, pousadas, hostels, etc.), escola de esportes, transportadoras (terrestres, aéreas ou marítimas), restaurantes, e demais prestadores de serviços. Reserva-se o direito de alterar o itinerário e a programação, sem aviso prévio, por motivos climáticos, de força maior ou que envolvam a segurança dos passageiros. Todas as viagens, saídas e passeios se realizam com o acompanhamento de guia e/ou instrutores de cada atividade treinados para proporcionar toda a segurança possível.

 

O QUE LEVAR

- Roupas leves e roupas para meia-estação (eventuais dias chuvosos)

- Roupas de banho

- Chapéu / boné

- Capa de chuva/anorak

- Toalha pequena/canga para os passeios

- Mochila pequena

- Lanterna pequena

- Calçados como chinelos, tênis/bota de caminhada

- Boné /Chapéu e óculos para sol

- Óculos de sol esportivo com bloqueio intenso e anti UV

- Medicamentos de uso pessoal

- Filtro solar

- Repelente contra insetos

- Máquina fotográfica com memória e baterias extra

- Squeeze/garrafa para água

 

CONTATO

Finis Terrae Viagens

Tel: (11) 94465-2336    WhatsApp

E-mail: faleconosco@finisterrae.com.br

www.finisterrae.com.br